A expectativa é de que a atualização seguinte do Unreal Engine 5 reafirme o futuro do software.
Na busca pelo hiper-realismo nos videogames, a Epic Games se destacou como criadora do “motor gráfico definitivo”, um software que aproveita ao máximo os sistemas atuais, embora nem sempre com sucesso. O Unreal Engine 5 trouxe tanto resultados positivos quanto polêmicas. Mesmo sem ser totalmente dominado pelos estúdios de desenvolvimento, a empresa americana de Tim Sweeney já está pensando no Unreal Engine 6 e revelou os primeiros detalhes.
Na semana passada, os engenheiros da Epic Games se reuniram no prestigiado Unreal Fest Seattle 2024, um evento na cidade americana voltado para compartilhar ideias e discutir os avanços técnicos mais recentes do software da Epic. Saxs Persson, vice-presidente da empresa, esclareceu que a próxima atualização do Unreal Engine 5, prevista para dezembro, será a base para o Unreal Engine 6.
Fortnite e o metaverso como fundamentos do UE6
A The Verge conversou com Tim Sweeney, CEO da empresa, sobre as implicações de uma nova versão de um motor gráfico estar a caminho, considerando que a versão atual tem apenas quatro anos, com dois anos de acesso aberto a todos os estúdios. Neste contexto, Sweeney explicou que o desenvolvimento do Unreal Engine 6 visa combinar o poder do motor de jogo de ponta com a acessibilidade do Unreal Editor para Fortnite, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos ou jogos para qualquer plataforma.
O projeto, que levará vários anos para ser concluído, permitirá que os criadores integrem seu trabalho ao Fortnite e a outros jogos Unreal, unificando esses mundos virtuais de maneira mais coesa. Segundo o próprio CEO da Epic Games, o objetivo é criar um “metaverso” onde ativos e mercados sejam interoperáveis entre diversos jogos. Além disso, a Epic está trabalhando em um “universo persistente” em parceria com a Disney, que será compatível com Fortnite.
Unreal Engine 5 – Official Release Images
A menção de um “metaverso” baseado na Epic Games pode causar preocupações, mas surge num momento em que a empresa enfrentou desafios financeiros, incluindo a demissão de 16% de sua força de trabalho no ano passado. Sweeney admitiu que a Epic estava gastando um bilhão de dólares a mais do que ganhava, mas garantiu que, após ajustar sua estratégia, estão próximos de equilibrar suas finanças. Apesar dessas dificuldades, a empresa segue com grandes ambições para a próxima década.
Entretanto, há incertezas entre muitos jogadores. Como mencionamos no início, poucos estúdios conseguiram bons resultados em termos gráficos e de desempenho. Embora futuros projetos como o novo Halo da 343 Industries ou o próximo The Witcher 4 estejam sendo desenvolvidos com Unreal Engine 5, há muitos exemplos de jogos com problemas significativos de estabilidade, bugs ou requisitos muito elevados, mesmo para os padrões atuais.